SUÉCIA – 2008 – 103 MIN
DIREÇÃO: ELLA LEMHAGEN
ROTEIRO: MICHAEL DRUKER, ELLA LEMHAGENM
MONTAGEM: THOMAR LAGERMAN
PRODUÇÃO: MATHIAS BERGGREN, LARS BLOMGREN, GUNNAR CARLSSON, ANN COLLENBERG, TOMAS ESKILSSON, TOMAR MICHAELSSON, PETER POSSINE
ELENCO: GUSTAF SKARSGARD, TORKEL PETERSSON, THOMAS LJUNGMAN, ANNIKA HALLIN
FOTOGRAFIA: DAVID ETHAN SANDERS
MÚSICA: FREDRIK EMILSON
Göran (Gustaf Skarsgard, filho do famoso ator Stellan Skarsgard) e Sven (Torkel Petersson) comemoram a permissão emitida pelo governo sueco para adoção de um filho. Eles vibram com a possibilidade de conhecer um órfão de nome Patrik de um ano e meio. Mas quem bate à porta do feliz casal não é exatamente quem ambos esperavam. Por um mero erro de posicionamento de vírgula, quem aparece é Patrik (Thomas Ljungman), um jovem de 15 anos, homofóbico e com passado criminoso.
Como é tradicional no cinema nórdico, parte-se de um assunto pouco convencional para realizar um “feel-good movie” (filme alto astral). O roteiro co-escrito pela diretora Ella Lemhagen brinca com clichês para defender a constituição familiar livre das amarras conservadoras da sociedade. Não à toa, o longa conquistou este ano o prêmio do público no Festival Internacional de Cinema Gay & Lésbico de São Francisco.
ELLA LEMHAGEN | FILMOGRAFIA
TUR & RETUR (2003)
JÄRNVÄGSHOTELLET (2003)
OM INTE (2001)
TASTSIKI, MOSAN OCH POLISEN (1999)
VÄLKOMMEN TILL FESTEN (1997)
DRÖMPRINSEN – FILMEN OM EM (1996)
13 – ARSDAGEN (1994)
SUICIDE BRIDGE (1992)



