GAMESGAMES

GAMES

Mostra de jogos, Game Jam e palestra são as atividades do BIG Mix Diversity 2019

GAMES PELA DIVERSIDADE NO 27º FESTIVAL MIX BRASIL

Pelo segundo ano consecutivo, os games invadem o Festival Mix Brasil de Cultura pela Diversidade. O programa BIG Mix Diversity de 2019 é uma iniciativa do BIG Festival, do Conselho da Diversidade da Abragames e da Games [4Diversity] da Holanda. O Programa tem o apoio dos Países Baixos, do Goethe-Institut São Paulo, da Women Game Jam e da Game Jam +.

Nesta edição, os 4 jogos finalistas da categoria BIG Diversity do BIG Festival 2019 serão expostos no Centro Cultural São Paulo, de 14 a 20 de Novembro. Representando o Brasil, temos “Huni Kuin: Yube Baitana” (Bobware/Beya Xinã Bena) e “Spikes on High Heels” (Amand.APPs). Já os finalistas internacionais são “after HOURS” (Bahiyya Khan, Claire Meekel, Tim Flusk and Abi Meekel), da África do Sul e “She Dreams Elsewhere” (Studio Zevere), dos Estados Unidos. Os jogos do BIG Diversity estão concorrendo ao Coelho de Ouro, tradicional premiação do Mix Brasil na categoria voto popular. O público poderá escolher seu jogo favorito até dia 19 de novembro. O vencedor será anunciado na cerimônia de Premiação do Festival que ocorre dia 20 de novembro, às 19h, na sala Adoniran Barbosa, no Centro Cultural São Paulo, CCSP.

Um dos pontos altos da programação é a 2ª BIG Mix Jam [4Diversity], uma game jam que reunirá desenvolvedores de jogos por 48 horas, entre os dias 15 e 17 de novembro, no Goethe-Institut São Paulo, para a criação de um game. A atividade será conduzida por Sabina Dirks, do Games [4Diversity], e contará com mentores das empresas Webcore Games, Tapps Games, entre outras. O tema da jam será revelado na hora do evento, mas, para inspirar os participantes, convidamos o cantor Gaê, a jornalista Roseli Tardellie o artista plástico trans Dan Mendes para compartilhar suas experiências. O evento é gratuito e as inscrições abrem no dia 29 de outubro.

Segundo Marina Pecoraro, idealizadora da BIG Mix Jam [4Diversity], “a aproximação dos games com o Festival Mix Brasil é uma oportunidade incrível de colocar os jogos como mais uma ferramenta na luta por uma sociedade mais inclusiva e que respeita as diversidade. Os games são a principal mídia de entretenimento e o número de jogadores globalmente é enorme, logo, usá-los em prol de causas nobres como a da diversidade é fantástico.”

A roda de conversa “Videogames: A mudança de paradigmas para um mundo melhor”, encerra as atividades do 2º BIG Mix Diversity, no dia 17 de novembro, no CCSP. A mesa reunirá profissionais da indústria de games do Brasil e da Holanda para discutir o papel do videogame para uma sociedade mais diversa e socialmente justa.

Todas as atividades do BIG Mix Diversity são gratuitas!


Serviço:

Mostra de Jogos – BIG Diversity
14 a 20 de Novembro
Local:  Centro Cultural São Paulo, R. Vergueiro, 1000

BIG Mix Jam [4Diversity]
15 a 17 de Novembro
Local: Goethe-Institut R. Lisboa, 974 – Pinheiros, São Paulo
Inscrições: https://bit.ly/2JpgnDN

Mix Lab | “Videogames: A mudança de paradigmas para um mundo melhor”
17 de novembro às 19h @ CCSP – Sala de Ensaio I
A mesa reúne profissionais da indústria de games do Brasil e da Holanda para discutir o papel do videogame para uma sociedade mais diversa e socialmente justa.
Participantes:
Sabina Dirks, Games [4Diversity]
Marina Pecoraro, BIG Festival/Conselho da Diversidade da Abragames-
Simon Gamboa, Tapps Games
Camila Malaman, Webcore Games
Mayara Fortin, Webcore Games
Amanda Sparks, Amand.APPs

Sobre o BIG Mix Diversity
O BIG Mix Diversity é uma iniciativa do BIG Festival, maior festival de jogos Independentes da América Latina,  do Conselho da Diversidade da Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais, Abragames, e do Games [4Diversity], uma organização da Holanda que vem com o apoio do Consulado do Reino dos Países Baixos em São Paulo e do Goethe-Institut São Paulo, da Women Game Jam e da Game Jam +.


BIG DIVERSITY – 2ª MOSTRA DE JOGOS DA DIVERSIDADE
14, 15, 16, 17, 19 e 20 de novembro
15h – 20h @ CCSP – Foyer

after HOURS
Desenvolvedores:Bahiyya Khan, Claire Meekel, Tim Flusk and Abi Meekel
País: África do Sul
Plataforma: PC
Classificação: 12+

after HOURS é uma vinheta, ou jogo  Full motion video, FMV, que permite aos jogadores um vislumbre da vida de Lilith Gray – uma jovem que foi molestada quando criança e sofre de Transtorno da Personalidade Borderline como resultado.
.
Comentário da curadoria: after HOURS é um jogo que discute sobre Transtorno de Personalidade Borderline, recorrendo à artifícios cinematográficos e a gamificação como ferramentas de discussão, utilizando como plano de fundo a rotina de uma pessoa que sofre deste tipo de transtorno. Curadoria do BIG Festival 2019.
.


HUNI KUIN: YUBE BAITANA 

Desenvolvedor: Bobware/Beya Xinã Bena
País: Brasil
Plataforma: PC
Classificação: 9+

Huni Kuin: Yube Baitana é um jogo de plataforma em 2D feito em colaboração com o povo indígena Huni Kuin (Kaxinawá) do Rio Jordão, Acre, que conta cinco de suas histórias ancestrais, mostrando um pouco da riqueza de sua cultura. O jogo está disponível gratuitamente em quatro idiomas: hãtxa kuin, português, inglês e espanhol. Apesar da simplicidade, o game é um exemplo de bom uso da tecnologia para a preservação de culturas indígenas. Curadoria do BIG Festival 2019.
.


SHE DREAMS ELSEWHERE
Desenvolvedor: Studio Zevere
País: Estados Unidos
Plataforma: PC
Classificação: 17+

SHE DREAMS ELSEWHERE é um RPG de aventura surreal que conta a história de Thalia Sullivan, uma mulher em coma, em uma jornada para derrotar os pesadelos que a impedem de despertar, enquanto descobre como chegou a essa situação. Infelizmente, alguns pesadelos são mais difíceis de enfrentar do que outros. Curadoria do BIG Festival 2019.


SPRIKES ON HIGH HEELS 
Desenvolvedor: Amandapps (Amanda Sparks)
País: Brasil
Plataforma: Android
Classificação: 9+

Spikes on High Heels é jogo de Voleibol estrelado por uma Drag Queen! O jogo tem foco na diversidade queer, alinhada a um jogo bem humorado e com estilo pop. Curadoria do BIG Festival 2019.

PROCURE