Muita coisa mudou desde o primeiro MixBrasil. Gays, lésbicas e seus simpatizantes ganharam espaço nunca alcançado na imprensa e em representações artísticas. Os trabalhos inscritos no Festival esse ano reveleram, além do alto nível de produção, personagens com uma postura mais à vontade e menos panfletária com relação à sua sexualidade.

METAL GURU
(Flávio Colker, 29 min, 35mm, Rio de Janeiro, Brasil, 1996, Português)

Com Renata Sorrah, Mariana de Moraes e Marcos Winter. Duas motoqueiras lésbicas resolvem ir para o Alaska, mas são forçadas a fazer uma parada técnica numa comunidade de mecânicos roqueiros no Centro do Rio.

NOVELA VAGA
(Phillippe Ledoux, 6 min, Vídeo, São Paulo, Brasil, 1996, Francês com legendas em Português)

Filme perdido de Philippe Ledoux, grande diretor francês e mestre de Godard e Claude Lelouch. Elo perdido entre a Nouvelle Vague e o Cinema Novo “Feuilleton Imprécis” (Novela Vaga) serviu também de inspiração aos autores de “Mulheres de Areia”, “Manuela” e “Rebeca, uma mulher inesquecível”.

FLOR DE OBSESSÃO
(Luis Antonio Rocha, 9 min, Vídeo, Rio de Janeiro, 1996, Português)

3 histórias em uma. Um clipe sensual de dois homens tomando banho, um diretor a procura de um ator desconhecido e a catarse de um grupo em torno de uma fogueira.

GABRIEL
(Beto Castelluber, 1 min, 10 seg, Vídeo, Vitória, Brasil, 1996)

O sagrado e o profano estabelecem o conflito entre a inocência e os desejos desse anjo buscando sua verdadeira identidade.

TRIP
(Marcos Fernandes, 30 min, Vídeo, São Paulo, Brasil, 1996)

Um garoto de 13 anos é capaz de assumir várias personas sexuais, se espelhando em seus ídolos.

FEEL WHAT YOU WANT – DIREITOS ASSEGURADOS
(Ruth Slinger, 5 min, Vídeo, Brasil / EUA, 1996)

No último Gay Pride em Nova York nem a chuva tirou de gays e lésbicas o direito de comemorarem seu dia. Em São Paulo, apresentado na abertura de Stonewall.

PREVIEW DE PAIXÃO NACIONAL 2
(Karim Aïnouz, 18 min, Fortaleza, Brasil, 1996, Inglês/Português)

Entre 14 e 24 de novembro acontecerá o 10th New York Lesbian and Gay Experimental Film Festival, que esse ano exibirá o programa de curtas brasileiros “Post GLS Brazil” onde serão exibido os seguintes trabalhos: MetalGuru de Fláio Colker, Estrani Amore de Mari Stockler, Jacira Num Selvagem Verão de Lila Rodrigues e Ruth Slinger, Nos Tempos do Cinematográfo de Kika Lopes, Ogodó Ano 2000 de Marcondez Ferraz, Novela Vaga de Phillippe Ledoux e Flor de Obsessão de Luís Antônio Rocha.