O projeto Mix Jovem originou-se de parceria entre a Associação Cultural Mix Brasil e a Coordenadoria Especial da Juventude da Prefeitura Municipal de São Paulo, estabelecida com um programa-piloto em outubro de 2002, durante a 1ª Semana Jovem de São Paulo. O Mix Jovem tem por objetivo a promoção de uma reflexão sobre a diversidade sexual no sentido de estimular o respeito às diferenças e o fortalecimento do diálogo sobre questões fundamentais à formação dos jovens e o desenvolvimento de suas identidades sexuais.

O projeto consiste na apresentação em centros públicos educacionais de vídeos brasileiros com temática relacionada às sexualidades. As exibições são seguidas de um debate entre os estudantes, representantes do MixBrasil e de seus parceiros no projeto, com a mediação de um psicólogo especializado na área.

O êxito obtido na primeira etapa do projeto, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação entre setembro e novembro de 2003 em treze escolas de São Paulo, foi tão estimulante que o projeto passou a integrar a programação do Festival Mix Brasil nas três cidades que integram a sua 11ª edição.