Você já viu este filme: dois nerds na Califórnia se juntam para criar um serviço de internet, levantam alguns milhões de dólares com investidores e lançam novo fenômeno virtuall. Com pequenas variações, esse roteiro foi seguido pelo yahoo, Google, eBay, Napster, entre outros.

O mais novo remake desse clássico ponto.com se chama YouTube, teve um lançamento pequeno em fevereiro de 2005, tornou-se sucesso instantâneo de público somente com divulgação boca a boca, alcançando a marca de 12,6 milhões de acessos nos EUA em maio de 2006, e teve seus direitos adquiridos pelo Google com o intuito de tornar o serviço um fenômeno de bilheteria.

Diariamente, o YouTube exibe 50 milhões de vídeos e recebe 50 mil arquivos enviados por usuários de todo o mundo. O site oferece uma poderosa plataforma de exibição para quem tem algo para mostrar e acesso a material de arquivo de interesse público que, no entanto, é protegido a sete chaves pelos dentetores de seus direitos.

Aqui no Brasil, a gente adorou a novidade. Em termos de acesso, estamos atrás apenas dos EUA e da Espanha. E já temos inclusive algumas celebridades no YouTube, como Esmir Filho e Maria Alice Vergueiro, criadora e criatura do cult “Tapa na Pantera”, e “Las Bibas From Vizcaya que, apesar de morarem no exterior, produzem um trabalho de dublagem de  telenovelas que faz muito sucesso por aqui.

O Festival MixBrasil não poderia deixar o YouTube fora do seu circuito de exibição. Então convidamos alguns usuários de carteirinha do site para montar programas de cerca de 20 minutos cada. Esses programas serão exibidos entre sessões de cinema em São Paulo. O mais bacana é que essa mostra pode ser vistap or qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, baste ter um computador e acesso à internet. O link é www.mixbrasi.org.br/youtube.