(Bósnia, Herzegovinia, Croácia, 2005, 35mm, 97min)
DIREÇÃO: Ahmed Imamovic
ELENCO: Mario Drmac, Tarik Filipovic, Rade Serbezika, Mirjana Karanovic, Haris Burina, Jeanne Moreau, Nermin Tulic, Almedin Leleta, Almir Kurt, Milan Pavlovic, Orijana Kuncic
ROTEIRO: Ahmed Imamovic, Enver Puska
PRODUÇÃO: Alhmed Imamovic, Samir Smajic
FOTOGRAFIA: Mustafa Mustafic
EDIÇÃO: Mirsad Tabakovic, Andrija Zafranovic
MÚSICA: Enes Ziatar
O filme narra a história de um violoncelista bósnio muçulmano, Kenan, e um estudante sérvio cristão, Milan. É Kenan que narra a história de sua luta para sobreviver em meio à guerra interétnica na Bósnia Herzgovina no começo dos anos 90. Com a intensidade das agressões de grupos sérvios, Kenan se torna um alvo.
Para fugir, ele se veste de mulher e passa com esposa Milan. Ao chegar à aldeia natal de Milan, Kenan se apresenta como sua noiva. Todos parecem acreditar na encenação, mas não se sabe por quanto tempo Kennan conseguirá manter seu segredo. “Go West” dá um passo pioneiro no cinema bósnio, usando o cenário da guerra para retratar a homossexualidade.
Esta estreia de Ahmed Imamovic sofreu severas críticas em uma sociedade em que a religião, seja ela islâmica, ortodoxa ou católia, desempenha um papel poderoso. O diretor recebeu ameaças de morte, seu filme foi condenado por grupos religiosos e bósnios que o assistiram e não quiseram ser identificados, por se sentirem ameaçados. Atente para a participação especial de Jeanne Moreau.
FILMOGRAFIA
Go West (2005)
Ten Minutes (2002)



